Publicidades

Notícias

Nota de US$ 10 terá o rosto de uma mulher a partir de 2020

Da France Presse

 

Pela primeira vez em mais de 100 anos, uma mulher vai estampar uma nota - a de US$ 10 - do dinheiro americano, que entrará em circulação em 2020, anunciaram nesta quarta-feira (17) as autoridades dos Estados Unidos.

 

A identidade desta personalidade será revelada "no decorrer do ano", após uma consulta pública, informou o secretário do Tesouro, Jacob Lew.

 

Lew disse que a mulher na nota deverá ser alguém que "atuou para promover a democracia".

 

A última efígie de mulher em nota de dólar foi de Martha Washington, esposa do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, que circulou no final do século XIX.

 

A famosa nativa americana Pocahontas, cujas aventuras foram relembradas em um desenho da Disney, teve sua efígie em uma nota de 20 dólares durante alguns anos em meados do século XIX, recordou o Tesouro.

 

"Para nossa Nação, a moeda americana é uma forma de dizer quem somos e o que defendemos", declarou Lew, acrescentando que a nova nota entrará em circulação no 100º aniversário da aprovação do direito de voto feminino nos EUA.

 

Uma campanha da associação de defesa dos direitos das mulheres "Women on 20's" consultou 600 mil pessoas e concluiu que Harriet Tubman (1822-1913), uma escrava que se tornou uma das grandes figuras do movimento abolicionista, deve figurar na nota.

 

O departamento do Tesouro fará uma consulta na Internet sobre o tema.

 

G1

*Os comentários aqui postados são de responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião do portal.

Publicidades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2018 - Correio Pimentense - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por dilsoWEB - Soluções em Websites