Publicidades

Notícias Geral

Novo Edital do Fies 2016/2 é publicado

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã de hoje, 17 de junho, por meio de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.), o novo Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre deste ano. Algumas datas já haviam sido anunciadas ontem, dia 16, pelo órgão, através de coletiva de imprensa.

Acesse aqui o Edital!

Inicialmente, havia sido liberado um Edital com as datas do programa em maio deste ano. Nele, os estudantes poderiam fazer o cadastro no Fies do 2º semestre de 14 a 17 de junho, porém o cronograma foi adiado depois de ajustes no programa e da troca de ministros. Agora, as inscrições serão recebidas de 24 a 29 de junho, exclusivamente pela internet. A consulta pelas vagas estará disponível a partir do dia 21.

Participação
Para se inscrever no Fies os interessados precisam estar matriculados em uma instituição de ensino superior particular cadastrada no Fies e com conceito positivo na avaliação do MEC. O estudante deve informar e comprovar a renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários-mínimos. Até a última edição, o teto era de 2,5 salários mínimos. Essa foi uma solicitação das instituições particulares que ofertam vagas para que elas sejam preenchidas. 

Aqueles que pleitearem o financiamento precisam ter alcançado média superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação, considerando as edições a partir de 2010. O estudante somente poderá se inscrever em um único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016. É necessário informar sua opção de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno. 

Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar a sua opção de vaga, bem como efetuar o seu cancelamento, sendo que a classificação no processo seletivo será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada por ele. Os participantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, observada a seguinte sequência: estudantes que não tenham concluído o ensino superior; estudantes que já tenham concluído o ensino superior.

Resultado
O Fies 2016/2 contará com chamada única e lista de espera. No dia 30 de junho sairá a relação dos candidatos pré-selecionados, que deverão confirmar as informações junto a instituição em que foram convocados. Já a pré-seleção dos candidatos em lista de espera será liberada entre 04 de julho e 10 de agosto. 

Aqueles pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies deverão acessar o endereço do Sisfies e concluir sua inscrição para contratação do financiamento de 1º a 04 de julho. Já os estudantes pré-selecionados em lista de espera terão o prazo máximo de cinco dias úteis, a contar da divulgação da listagem, para concluir sua inscrição no Sistema.

Em função do calendário escolar das instituições do Rio de Janeiro, em razão da realização dos Jogos Olímpicos, os prazos ficarão suspensos no período de 05 a 22 de agosto, para os estudantes pré-selecionados nos cursos e turnos de locais de oferta localizados no referido município.

Oferta de vagas e regras
O documento publicado hoje não divulga nenhuma informação referente ao número de ofertas de vagas desta edição bem como a distribuição das mesmas nas áreas de saúde, engenharia e licenciatura. Também não há nenhuma informação detalhada referente as regras dos cursos prioritários do Fies 2016/2.

Em abril, o MEC divulgou a informação que aumentaria as vagas para os cursos de Engenharia e Saúde e diminuiria para formação de professores. No entanto, o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na entrevista coletiva desta quinta-feira, que a distribuição vai seguir o critério do primeiro semestre. Na mesma coletiva, foi informado que serão oferecidas 75 mil vagas nesta edição do Fies. Conforme anunciado no mês de março, caso haja vagas remanescentes, será realizado processo seletivo específico.


Fonte:BOL

*Os comentários aqui postados são de responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião do portal.

Publicidades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2017 - Correio Pimentense - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por dilsoWEB - Soluções em Websites