Publicidades

Notícias Política

Cassol solicita liberação da fosfoetanolamina ao novo ministro da Saúde

O senador Ivo Cassol esteve na manhã desta terça-feira, 17, com o novo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para solicitar a liberação da Fosfoetanolamina para pacientes que desejarem utilizar a pílula no combate à doença de forma voluntária. O ministro anunciou, ao tomar posse, que o Governo federal não irá distribuir a pílula sem o aval da ANVISA, que ainda não liberou a fabricação nem o comércio da fosfo.

 

Cassol alegou que com a liberação judicial da produção da Fosfo por alguns laboratórios particulares no Brasil, o Governo deveria produzir também nos laboratórios da União e distribuir através do SUS. Entretanto o ministro alegou que a liberação judicial é apenas uma medida provisória e o Governo não pode produzir e se responsabilizar por um medicamento que não tenha o aval da Anvisa.

 

Um representante da Anvisa também estava presente na reunião e alegou que, devido à urgência do medicamento e do apelo popular, a Anvisa se prontificou a agilizar e dar prioridade à pílula, inicialmente com os estudos clínicos (testes em pacientes) e futuramente com a aprovação da produção e venda em massa da substância, mas para isso a equipe de pesquisa da substância deve iniciar o processo de estudos juntamente à Anvisa, o que ainda não foi feito pelos pesquisadores.

 

Diante da negativa do ministro para o SUS distribuir a pílula aos pacientes antes da aprovação da ANVISA, Cassol afirmou que vai buscar alternativas para que a Fosfo possa ser fabricada pelos laboratórios governamentais e distribuída aos pacientes em todo o país. “Quem sofre com a doença não tem tempo de esperar testes e liberação de pesquisas, é preciso que encontremos alternativas urgentes para que a pílula chegue aos pacientes o mais rápido possível. Não vou desistir dessa luta”, disse Cassol.

 

Assessoria

*Os comentários aqui postados são de responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião do portal.

Publicidades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2017 - Correio Pimentense - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por dilsoWEB - Soluções em Websites