Publicidades

Notícias Esportes

Kung Fu Wushu- JIR/014 Conta com Demonstração de Kungfuistas Rondonienses!

O JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia foi criado no ano de 1983 por Amilcar Profeta, através do Decreto nº 1622 de 25 de outubro de 1983, com o objetivo de promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os municípios do Estado, assim como dar continuidade ao JOER – Jogos Estaduais de Rondônia.

 

Amilcar Profeta também foi secretário municipal de Esporte e Cultura em Vilhena, chegando a ser Secretário Estadual de Esporte e Cultura do Estado de Rondônia / SECEL onde atuou por longos anos.

 

Infelizmente o JIR ficou por 25 anos sem ser realizado, através do Governo Confúcio Moura este grandioso Evento voltou a acontecer, o que chama a atenção é a valorização dos Atletas e dirigentes, pois são contratados serviços de Gourmet, de translado, serviços de hotelaria, ou seja, nenhum atleta fica depositado em salas escolares como vem acontecendo na maioria dos Eventos amadores.

 

A abertura Oficial do 8º JIR (Jogos Intermunicipais de Rondônia) aconteceu na noite desta Sexta-feira (01/08), no Ginásio de Esportes Jorge Teixeira de Oliveira ”O Teixeirão” na cidade de Vilhena-RO.

 

No Evento o único ponto negativo foi o atraso no cerimonial de abertura, outra questão a ser revista pelos idealizadores do JIR é a mudança do dia de Abertura Oficial para os sábados, devido a maioria dos envolvidos trabalharem durante a semana, como o Evento envolve todo o Estado de Rondônia fica complicado as delegações comparecerem em peso na Abertura Oficial (haja vista a extensão geográfica), grandes eventos pelo País já adotam este sistemas como o Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu (CBKW), o Evento inicia-se na quinta feira (com reuniões de Dirigentes seguida de competições) e tem sua abertura Oficial durante o Sábado a Noite.

 

Em 2012 a Federação Rondoniense de Wushu (FRKW) recebeu o convite através da SECEL para fazer uma Demonstração na abertura do JIR em Ji Paraná, devido a data coincidir com a do Campeonato Brasileiro de Wushu, ninguém pode se fazer presente no Evento, Neste ano a SECEL voltou a citar o Kung Fu Wushu como uma das atrações na Abertura dos Jogos, com uma média de 30 participantes houve uma singela demonstração que apesar dos contratempos agradou o público presente.

 

O evento contou com a presença de várias autoridades civis, militares, membros da SECEL, público em geral, além das 26 delegações e suas comissões técnicas.

 

Com 12 dias de jogos, 26 delegações se enfrentarão em 13 diferentes modalidades esportivas, entre elas, tae kwon do, capoeira, handebol, futsal, voleibol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de areia, judô,  xadrez, ciclismo e natação.Para o ano de 2015 outras modalidades deverão ser agregadas dentre elas o Kung fu Wushu!

 

O Presidente da FRKW Davi Brandão pode fazer uma Homenagem ao Governo atual através da Superintendente Eluane Martins Silva entregando-lhe o Livro Brendan Lai, que conta um pouco da História do desenvolvimento do Wushu tradicional Louva-a-deus 7 Estrelas no Brasil, neste livro 11 Instrutores recém formados em Campinas-SP, relatão suas experiências junto ao sistema e sua implantação em cada estado do Brasil.

 

Ficam os sinceros agradecimentos a SEMAST de P. Bueno, AMEC de Cacoal, a SEMEC de Vilhena, as Associações Ryuzo Watanabe (RM), Won Hon Fan (E.O.), ABEM de Cacoal, Assoc.Vilhenense de Wushu, Instituto Zanolli e CEDECRI de P. Bueno, pelo apoio a FRKW em mais esta empreitada!

 

 

FRKW

DIREÇÃO

 

Fotos Relacionadas
*Os comentários aqui postados são de responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião do portal.

Publicidades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2017 - Correio Pimentense - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por dilsoWEB - Soluções em Websites