Publicidades

Notícias Educação

Primeira colocada no Enem em Pimenta Bueno, Escola Raimundo Euclides Barbosa intensifica projetos educacionais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Euclides Barbosa, em Pimenta Bueno, tem investido bastante na otimização da qualidade de ensino, principalmente no ensino médio. O efeito do investimento apareceu no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a escola ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas do município. A conquista da classificação se deu através da intensificação de diversos projetos educacionais desenvolvidos no ensino médio.

 

Uma sala específica e devidamente equipada foi destinada para a elaboração destas atividades. A coordenadora, professora Socorro Lustosa, explica que um dos projetos desenvolvido é o ‘Tela Literária’, já trabalhado em 2014, mas que este ano foi reeditado e realiza encontro semanais para estimular a leitura e a análise das obras literárias brasileiras e portuguesas com o auxilio de ferramentas digitais. “O projeto desenvolve nos alunos a habilidade de serem coautores da própria aprendizagem, selecionando informações e reescrevendo textos”, afirma.

 

Além do ‘Tela Literária”, surgiram outros projetos para cada segmento de alunos.

 

O Projeto “Múltiplos Olhares”, destinado aos alunos que gostam do universo fotográfico; o “Vanguarda”, que promove o lado analítico dos alunos com objetivo de entender a arte; o “Desvendando o direito”, propondo a trabalhar os conceitos básicos do ordenamento jurídico; o “Cine Cultura”, que desenvolve o senso crítico, estético e cultural a partir do cinema.

 

“Conversas cruzadas” é o projeto que permite os jovens ter debates sobre assuntos de relevância local e mundial, expondo suas ideias através de perguntas. E o ‘Toda Poesia’ pretende familiarizar o aluno com a linguagem poética.

 

Além desses projetos, outros estão em fase de elaboração, como o uso de ferramentas e mídias digitais, planejamento e empreendedorismo, entre outros na área de exatas. Socorro informa que as primeiras oficinas destes novos projetos devem acontecer no segundo semestre deste ano.

 

A coordenadora conta que toda essa programação não aconteceria sem o empenho do corpo docente, voluntários e membros da comunidade. “Essas oficinas são necessárias para que as competências e habilidades dos jovens sejam desenvolvidas e aproveitadas de forma eficaz e efetiva”, comenta.

 

Os projetos em desenvolvimento possuem páginas no Facebook para postagem de conteúdos, compartilhamentos de experiências e divulgação das atividades elaboradas. Elas podem ser acompanhadas pela página da escola nesta rede social.

 

Decom

Foto: Escola Estadual Raimundo Euclides Barbosa

*Os comentários aqui postados são de responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião do portal.

Publicidades

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2017 - Correio Pimentense - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por dilsoWEB - Soluções em Websites